Toda segunda-feira
no Restaurante Comida de Mãe
é dia de Virado à Paulista !
O Virado à Paulista é tão conhecido que é servido em todo o país.
Em uma reportagem publicada no caderno Turismo e Gastronomia do Melhor do Brasil, da revista Veja, descobrimos que há duas curiosidades em torno dessa tradição praticamente nacional das segundas-feiras.
A primeira é a origem do virado à paulista, que ganhou esse nome porque era uma das refeições mais comuns entre os bandeirantes que desbravaram o sertão de vários estados, partindo sempre de São Paulo. Nas bandeiras e nas monções, entre os séculos XVIII e XIX, os viajantes costumavam levar como alimento a carne de porco frita e conservada em banha, que era consumida acompanhada de feijão misturado com farinha. Muitas vezes essa era a primeira e única refeição do dia, consumida fria e comida com a mão.
A banana não era difícil de encontrar, para fazer o acompanhamento, mas o ovo e a couve só entravam no cardápio quando os expedicionários ainda estavam perto das vilas.
A outra curiosidade diz respeito ao hábito de se servir o virado à paulista às segundas-feiras. Essa ligação entre determinados pratos e o dia da semana é produto de uma tradição portuguesa, que provavelmente foi se disseminando a partir do costume de se consumir peixe às sextas, em função de determinações religiosas. O cozido, por exemplo, tornou-se um hábito em Portugal às quintas e aos domingos e essa vinculação entre comida e calendário acabou adotada também no Brasil.
O Virado a Paulista no Restaurante Comida de Mãe é servido em buffet self-service e conta com Arroz Branco, Tutu de feijão, Bisteca, Linguiça Frita, Ovo Frito, Couve refogada, Torresmo e Banana Frita.
Venha Experimentar!
Esperamos por você na próxima segunda-feira!
Leia a reportagem na integra: Turismo & Gastronomia - O Melhor do Brasil: O virado �paulista por todo o pa�s
Quanto custa o buffet?
ResponderExcluirAté logo!
Local
ResponderExcluir